Troca de argumentos entre PS e PSD sobre extinção do SEF

por RTP

A deputada do PSD Andreia Neto falou no Parlamento sobre a extinção do SEF e o arranque de um novo modelo de vigilância e de segurança das fronteiras, apontando “dúvidas, críticas indecisões” no processo de transferência de competências desde que a decisão foi tomada.

“Foram três anos de angústia. O SEF sempre foi um pilar fundamental no controlo de fronteiras, tinha experiência e saber acumulado. Porquê trocar?", questionou.

Com o "caos instalado", Andreia Neto disse constatar "a calma do ministro da Administração Interna e a da ministra dos Assuntos Parlamentares" quando nesta questão o Governo socialista "falhou".

À intervenção do PSD, seguiu-se um pedido de esclarecimento da deputada do PS Joana Sá Pereira. "O que tem dizer é o que o PSD faria. O que fariam de diferente com o SEF”, desafiou a socialista, acusando o PSD de estar "confuso" sobre a emigração e a visão humanista.

Andreia Neto respondeu ainda: "Não tem acompanhado as notícias?".

"A confusão é toda vossa, não estão preocupados com esta reestruturação". "O PSD não recebe lições do PS, quando o PSD apresentou um projecto de lei sobre um programa de acolhimento de imigrantes, de forma digna, o PS votou contra, estamos conversadas", afirmou.
PUB