Tomada de posse às 18h00

por RTP

O Governo vai ter 41 secretários de Estado - 17 mulheres e 24 homens. São dois os nomes do CDS: Álvaro Castelo Branco, na Defesa, e Telmo Correia, na Administração Interna.

A lista com os secretários de Estado só foi conhecida três horas depois de o primeiro-ministro, Luís Montenegro, ter saído da reunião com o presidente da República no Palácio de Belém.Os nomes foram aprovados por Marcelo Rebelo de Sousa, mas verificou-se um contratempo. A RTP apurou que dois dos nomes aguardavam uma decisão administrativa das respetivas universidades para poderem integrar o Governo.


A tomada de posse está assim agendada para as 18h00 desta sexta-feira no Palácio Nacional da Ajuda, na presença do presidente da República.

O XXIV Governo Constitucional fica completo com 59 membros e os novos secretários de Estado irão participar numa reunião informal do Conselho de Ministros marcada para sábado em Óbidos.

A deslocação de Montenegro a Belém terá também visado discutir as condições de governabilidade, em particular as possibilidades de diálogo com as forças políticas da oposição. O encontro durou hora e meia.


O fecho da composição do novo Executivo produz alterações na bancada parlamentar do CDS: João Almeida volta a assumir o cargo de deputado, que desempenhou ao longo de 20 anos, ficando no lugar de Nuno Melo e juntando-se a Paulo Núncio.

PUB