Secretário de Estado norte-americano promete esforços para "impedir que o conflito se espalhe"

por RTP

Após uma reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO, em Bruxelas, Antony Blinken adiantou que a Administração Biden tenciona "discutir com Israel como pode ser alcançado o seu objetivo de garantir que os ataques de terroristas de 7 de outubro nunca mais se repitam, mantendo, ao mesmo tempo, o aumento da assistência humanitária e a minimização de sofrimento adicional e baixas entre os civis palestinianos".

"Vamos manter os nossos esforços para impedir que o conflito se espalhe e vamos continuar centrados em permitir a partida em segurança de cidadãos americanos e outros cidadãos estrangeiros de Gaza", prosseguiu o chefe da diplomacia dos Estados Unidos.

"Vamos continuar a promover os princípios que lancei em Tóquio, há algumas semanas, para o dia seguinte em Gaza e encontrar os passos que nós e os nossos parceiros podemos dar na região, agora, para criar os alicerces de uma paz justa e duradoura", enfatizou Blinken.

Recorde-se que, quando esteve no Japão, no início do mês, o secretário de Estado norte-americano frisou que Gaza não poderia "continuar a ser governada pelo Hamas", o que "simplesmente" levaria a uma "repetição do 7 de outubro. Antony Blinken considerava também "claro", então, que Israel não poderia "ocupar Gaza".
PUB