Em direto
Guerra na Ucrânia. A evolução do conflito ao minuto

Ribeira Brava com frente ativa na Furna e frente extinta na Encumeada

por RTP

O concelho da Ribeira Brava mantinha cerca das 11h00 de hoje uma frente de incêndio ativa, na Furna, e a outra, na Encumeada, foi dada como extinta, adiantou à Lusa o presidente do município, Ricardo Nascimento.

"A situação no concelho da Ribeira Brava está bastante calma. Temos alguns pequenos focos de incêndio e alguns reacendimentos, mas estão a ser monitorizados e vigiados pelos bombeiros e a situação está mais calma", disse.

Segundo Ricardo Nascimento, a frente ativa que se mantém na Furna está mais fraca devido à diminuição da intensidade do vento e à redução da temperatura, lavrando muito longe das habitações.

"A maior parte das pessoas deslocadas para um espaço exterior voltaram às suas habitações, com exceção das que foram retiradas ontem [segunda-feira] à noite no sítio da Furna. Estamos a ver se conseguimos colocar as pessoas nas suas habitações", disse.

De acordo com o presidente do município, das pessoas deslocadas na segunda-feira à noite na Furna, três estão no Pavilhão da Ribeira Brava e muitas foram para casa de familiares.

"Gostaria de deixar uma mensagem à população: hoje, na freguesia de Serra de Água, haverá um gabinete para que as pessoas possam informar sobre as perdas que tiveram, para se avaliar possíveis ajudas. Estamos a falar de armazéns agrícolas, tubagens de rega para agricultura e algumas colmeias por exemplo", informou.

Uma parte da ajuda, acrescentou, será "em perfeita colaboração com o Governo Regional", tendo-se realizado já uma reunião com a secretaria da Agricultura.
PUB