Retiradas "pessoas com mobilidade reduzida"

por RTP

A Proteção Civil enviou às redações um ponto de situação sobre o "incêndio rural em curso na zona nascente do concelho de Arouca".

"O incêndio rural que teve início ao final da manhã do dia de ontem, 17 de setembro, no concelho vizinho de Castro Daire (Moção) e que, ao início da noite de ontem, chegou ao concelho de Arouca, entrando pelas freguesias de Alvarenga e Covêlo de Paivó/Janarde, tem atualmente três frentes de fogo ativas (freguesias de Alvarenga, Covêlo de Paivó/Janarde e Canelas/Espiunca)", lê-se no comunicado.Foi ativado em Arouca, ao início da madrugada, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil.

"Durante o dia de hoje, estão encerrados todos os estabelecimentos escolares públicos do concelho, com afetação das escolas sede dos dois agrupamentos de escolas locais para receber exclusivamente os alunos, filhos e/ou dependentes a cargo dos profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro, bem como de outros profissionais diretamente envolvidos nas operações de socorro no âmbito dos incêndios".

Ainda segundo este balanço da Proteção Civil, "estão confinadas as aldeias de Telhe, Covelo de Paivô, Meitriz, Regoufe, Silveiras, Vila Galega, Vila Nova, Santo António, Travessa, Várzeas, Vilarinho, Vila Cova e Serabigões (freguesias de Alvarenga, Covêlo de Paivó/Janarde e Canelas/Espiunca), tendo sido efetuada retirada de pessoas com mobilidade reduzida".

Está cortada a circulação na Estrada Nacional 326-1, entre Alvarenga e corte para Castelo de Paiva, EM 510 entre Ponte de Telhe e Covelo de Paivô/Janarde e EM 505, entre Canelas e Espiunca.
PUB