Um porta-voz da PSP disse ser “evidente” que a vinda de Francisco a Portugal é “uma grande honra para todos” e que “é compreensível que todas as pessoas se queiram mobilizar à volta” deste.
“Mas devem fazê-lo em plena segurança”, alertou. “O que vimos hoje de manhã, com todo o entusiasmo, foi pessoas a correr, a saírem dos seus carros para tirarem fotografias e acenarem”.
“Compreendemos isso, mas esses atos devem ser feitos sempre na máxima segurança e, sobretudo, respeitando as ordens e as instruções das autoridades”, vincou o responsável.
O porta-voz disse ser previsível que, pelas 16h00 desta terça-feira, o papa chegue ao Mosteiro dos Jerónimos, onde será montado um novo dispositivo policial. Destacou ainda a parceria da PSP com a plataforma Waze, onde estão a ser colocados todos os constrangimentos a nível de trânsito.
A Polícia de Segurança Pública aproveitou para elogiar a eficácia dos seus elementos na gestão do trânsito ao longo dos trajetos percorridos pelo papa esta terça-feira, não tendo sido registado qualquer incidente.