Miguel Guimarães, deputado do PSD, relembrou que a data de hoje “selou e garantiu a liberdade conquistada elo povo português a 25 de Abril de 1974”.
O 25 de Novembro, segundo o social-democrata, “simboliza o triunfo da moderação sobre o extremismo” e por isso “é tão importante hoje celebrar esta data”.
"Ninguém de boa-fé negará que foi o 25 de Novembro que nos possibilitou viver numa democracia liberal e pluralista, livrando-nos de uma democracia popular de inspiração marxista”.
“A democracia só existe verdadeiramente quando o povo tem uma liberdade de escolha real, sem censuras ou tutelas políticas”, continuou, acrescentando que essa liberdade “foi salvaguardada no 25 de Novembro”.
Recordando que “nem todos os representantes dos portugueses” estão presentes nesta sessão solene, Miguel Guimarães criticou: “fazem mal”.“A democracia só existe verdadeiramente quando o povo tem uma liberdade de escolha real, sem censuras ou tutelas políticas”, continuou, acrescentando que essa liberdade “foi salvaguardada no 25 de Novembro”.
“O 25 de Novembro permitiu que o sonho fosse real”.
O 25 de Novembro, frisou, "cumpriu Abril".