O Partido Socialista anunciou esta sexta-feira um pedido de audição urgente da ministra da Administração Interna sobre a gestão política dos incêndios da Madeira.
"O Grupo Parlamentar do PS requereu hoje a audição parlamentar urgente de diversas entidades, designadamente da Ministra da Administração Interna, para esclarecimento sobre a gestão política e dos meios de proteção civil no combate ao grande incêndio na Região Autónoma da Madeira", lê-se no comunicado do gabinete de imprensa do partido.
O PS pretende obter "um cabal esclarecimento técnico e político sobre a gestão dos meios de proteção civil nos incêndios que continuam a alastar na Madeira".
Pretende-se apurar designadamente "a forma como ocorreu a articulação entre as autoridades nacionais e o Governo Regional, quer nas operações de combate, quer na adoção de medidas preventivas".
Para além da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, o PS quer também ouvir outras entidades, incluíndo o presidente da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, Tiago Oliveira e o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Brigadeiro General Duarte da Costa, entre outros.