Pelo menos 400 mil pessoas encurraladas na última ofensiva israelita em Gaza

por RTP

Centenas de milhares de civis em Gaza continuam encurralados pela última ofensiva israelita centrada no campo de refugiados de Jabaliya, segundo as agências da ONU e grupos de defesa dos direitos humanos.

Pelo menos 400.000 pessoas estão encurraladas na zona”, afirmou Philippe Lazzarini, diretor da agência das Nações Unidas para os refugiados palestinianos, Unrwa, na rede social X, na quarta-feira, entre testemunhos de cadáveres não recolhidos nas ruas devido aos novos combates.
As recentes ordens de evacuação das autoridades israelitas estão a obrigar as pessoas a fugir uma e outra vez, especialmente do campo de Jabaliya”, acrescentou Lazzarini. “Muitos estão a recusar porque sabem muito bem que nenhum lugar em Gaza é seguro”.

Lazzarini disse que alguns abrigos e serviços da Unrwa estavam a ser forçados a encerrar pela primeira vez desde o início da guerra e que, com quase nenhumas provisões básicas disponíveis, a fome estava a alastrar novamente no norte de Gaza. “Esta recente operação militar também ameaça a implementação da segunda fase da campanha de vacinação das crianças contra a poliomielite”, acrescentou.

PUB