Papa Francisco dirige-se aos jovens peregrinos: "Na Igreja há espaço para todos"

por RTP

Na cerimónia de acolhimento Papa Francisco agradeceu a todos os jovens peregrinos por estarem presentes e apelou a uma salva de palmas a todos os que organizaram e garantiram que este evento se realizasse. O chefe da Igreja Católica apelou ainda aos jovens para não se deixarem enganar pelas ilusões do mundo virtual.

“Bem-vindos e muito obrigada por estarem aqui”, começou por dizer Francisco, acrescentando que todos estão ali porque “foram chamados”.

“Fomos todos chamados porque somos todos amados (...) e somos amados como somos, sem maquilhagem".

E dirigindo-se aos presentes, Francisco fez questão de salientar que "na Igreja há espaço para todos". E apelando a que todos repetissem no seu idioma: "há lugar para todos, Jesus a todos recebe e acolhe".

"São as ilusões do virtual e devemos estar atentos para não nos deixarmos enganar, porque muitas realidades que nos atraem e prometem felicidade depois mostram-se pelo que são, coisas vãs, coisas supérfluas, coisas que não servem e que nos deixam vazios por dentro", disse Francisco, no Parque Eduardo VII, denominado por estes dias Colina do Encontro.

Antes, Francisco disse aos jovens, tratando-os por tu, que muitos, não são chamados pelo nome.

"Com efeito, o teu nome é conhecido, aparece nas redes sociais, é processado por algoritmos que lhe associam gostos e preferências. Mas tudo isso não interpela a tua singularidade, mas a tua utilidade para estudos de mercado", alertou, questionando: "Quantos lobos se escondem por trás de sorrisos de falsa bondade, dizendo que sabem quem és, mas sem te querer bem, insinuando que creem em ti e prometendo que serás alguém, para depois te deixarem sozinho, quando já não lhes fores útil".
PUB