Em direto
Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

Os passos seguintes

por RTP

Depois de os países, em conjunto com a presidente eleita da Comissão Europeia, neste caso Ursula von der Leyen, nomearem os comissários indigitados, cabe à presidente da Comissão Europeia atribuir a cada candidato a responsabilidade por um domínio de intervenção específico, seguindo as prioridades políticas que definiu.

As comissões competentes do Parlamento Europeu avaliam cada nomeado, antes de uma votação em sessão plenária sobre a nomeação do colégio no seu conjunto.

Depois da Comissão dos Assuntos Jurídicos (JURI) analisar e confirmar por escrito a ausência de qualquer conflito de interesses dos comissários indigitados, cada um é convidado para uma audição perante a comissão ou comissões parlamentares responsáveis, durante a qual responde às perguntas dos eurodeputados.

Tendo em consideração as conclusões das audições, bem como as consultas com os grupos políticos do Parlamento, a presidente eleita da Comissão Europeia apresenta o colégio de comissários indigitados e o respetivo programa durante uma sessão plenária do Parlamento Europeu.

Após um debate, os eurodeputados decidem, por maioria dos votos expressos, se investem o novo colégio de comissários para um mandato de cinco anos.
PUB