ONU alerta para situação dramática dos civis no norte de Gaza

por RTP

Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) anunciou o envio de ajuda humanitária aos civis que ainda permanecem em Jabalia, no norte de Gaza, numa situação dramática. É a primeira operação destinada a esta comunidade desde o início da guerra, tendo o organismo denunciado danos "desoladores" causados na zona pelos fortes bombardeamentos israelitas.

De acordo com um comunicado da agência da ONU, uma coluna de seis camiões com ajuda "muito necessária" chegou na segunda-feira aos abrigos da UNRWA em Jabalia.

"A zona estava sem assistência há quase 50 dias", declarou o diretor da UNRWA em Gaza, Thomas White, que afirmou que o impacto dos fortes ataques aéreos e dos bombardeamentos "é muito visível" e "complica a distribuição da ajuda".

"Uma confusão de escombros, metal retorcido e chapas de ferro espalhadas por todo o lado. Quando passámos de carro pela cidade de Gaza, parecia uma cidade fantasma, todas as ruas estavam desertas. As estradas estão cheias de crateras", disse Thomas White em comunicado.

O responsável recordou que mais de 70 por cento da população de Gaza foi deslocada pela guerra e que mais de um milhão de pessoas estão atualmente em abrigos da UNRWA, 100 mil das quais em 50 abrigos no norte.

C/Lusa
PUB