Especial
Governo apresentou a proposta de Orçamento do Estado para 2025

OE2025. PS critica "vaga de privatizações" e "total ausência" das suas propostas

por RTP

A líder parlamentar do PS, Alexandra Leitão, critica a “total ausência de qualquer uma das propostas que o PS tinha feito como sugestões de utilização das verbas de despesa pública”, incluindo um aumento extraordinário das pensões, a proposta de exclusividade para os médicos no SNS e o fundo para habitação para a classe média e estudantes.

Alexandra Leitão criticou também a “vaga de privatizações” que a proposta do Governo prevê. “É referida a criação de um grupo de trabalho que vai olhar para o setor empresarial do Estado numa lógica de alienação”, apontou.

Em terceiro lugar, a líder parlamentar do PS critica a majoração prevista para as empresas que paguem seguros de saúde privados aos trabalhadores, afirmando que é “uma clara forma de retirar verbas da saúde pública e pô-las no setor privado, (..) por uma transferência direta”.

Alexandra Leitão aponta ainda uma “clara falta de ambição quanto à economia”, recordando que a proposta prevê um crescimento de 2,1%. “Será ainda mais estagnação”, disse, lembrando as críticas que o PSD fez durante a governação socialista.

Alexandra Leitão referiu que se fosse feito pelo PS este seria "um orçamento completamente diferente", sendo agora necessário fazer uma "análise em profundidade".

"Não há acordo com o Governo e a partir daqui vamos analisar e decidir a seu tempo", disse.
PUB