Em direto
Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

Nível máximo para 13 concelhos de quatro distritos de Portugal continental

por RTP

Treze concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco e Faro encontram-se esta sexta-feira em situação de perigo máximo de incêndio rural, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos do continente em perigo muito elevado e elevado de incêndio.


A temperatura máxima mais elevada deverá verificar-se em Castelo Branco, com 35 graus Celsius, seguindo-se Bragança, com 34, Évora, com 33, e Beja, com 32 graus.

O perigo de incêndio deverá permanecer elevado em alguns distritos pelo menos até terça-feira.Para a Madeira, a classificação de perigo de incêndio é esta sexta-feira mais baixa do que na véspera.


O IPMA prolongou o aviso amarelo na costa sul da ilha da Madeira até às 18:0 de hoje por causa do tempo quente.
Previsão meteorológica

O IPMA prevê para esta sexta-feira, no continente, céu pouco nublado ou limpo, com nebulosidade no litoral oeste até fim da manhã, podendo persistir em alguns locais, neblina ou nevoeiro no litoral oeste, vento em geral fraco, podendo ser moderado e por vezes forte de norte nas serras do litoral Centro e Sul até ao meio da manhã.

Está ainda prevista pequena subida da temperatura máxima, em especial no interior Centro.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 13 graus (em Vila Real, Bragança e Viseu) e os 19 (em Faro) e as máximas entre os 23 (em Viana do Castelo) e os 35 (em Castelo Branco).Para o arquipélago da Madeira, o IPMA espera períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas da Ilha da Madeira a partir da tarde.


A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado de norte/nordeste, por vezes forte nas terras altas e extremos leste e oeste da Madeira.

No Funchal, as temperaturas vão oscilar entre os 22 e os 26 graus Celsius e no Porto Santo entre os 22 e os 27.
PUB