Em direto
Guerra na Ucrânia. A evolução do conflito ao minuto

Netanyahu responde a Macron: "Foi a vitória na guerra de 1948 que criou Israel e não a ONU"

por RTP

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse esta terça-feira no conselho de ministros que Benjamin Netanyahu “não deve esquecer que o seu país foi criado por uma decisão da ONU” e que não deve, também por isso, “fazer tábua rasa das decisões da ONU”.

Macron refere-se ao plano da ONU para a partilha da Palestina, aprovado em novembro de 1947 pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

O primeiro-ministro israelita já respondeu a Macron, afirmando que “foi a vitória na guerra de 1948 que criou Israel, e não uma decisão da ONU”.

"Um lembrete ao presidente francês: não foi a resolução da ONU que estabeleceu o Estado de Israel, mas sim a vitória alcançada na Guerra da Independência com o sangue de combatentes heroicos, muitos dos quais eram sobreviventes do Holocausto - incluindo o Regime de Vichy na França”, disse Netanyahu em comunicado.

As declarações de Macron seguem-se ao ataque israelita, na semana passada, contra a missão de paz da ONU no Líbano (UNIFIL). França convocou o embaixador israelita para contestar o ataque aos capacetes azuis.
PUB