Em direto
Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

Netanyahu descarta hipótese de bomba nuclear

por RTP

Benjamin Netanyahu usou as redes sociais para se distanciar dos comentários de um ministro do seu Governo segundo qual o lançamento de uma bomba nuclear sobre Gaza é "uma das possibilidades" e que a população palestiniana pode "ir para a Irlanda ou para os desertos".

O ministro do Património, Amichai Eliyahu, do partido Otzma Yehudit, foi citado pelo Times of Israel como tendo dito, numa entrevista à Rádio Kol Berama, que o povo palestiniano "pode ir para a Irlanda ou para os desertos, os monstros de Gaza devem encontrar uma solução por si próprios", acrescentando que aqueles que agitam uma bandeira palestiniana ou do Hamas "não devem continuar a viver à face da terra".

O jornal cita que o lançamento de uma bomba nuclear na Faixa de Gaza "é uma das possibilidades" e que a ajuda humanitária à população deve ser restringida, afirmando que "não daríamos ajuda humanitária aos nazis. Não existem civis não envolvidos em Gaza".

Este domingo o primeiro-ministro usou as redes sociais para descartar tal possibilidade.

“As declarações do ministro Amihai Eliyahu não se baseiam na realidade. Israel e as FDI estão a operar de acordo com os mais elevados padrões do direito internacional para evitar ferir inocentes. Continuaremos a fazê-lo até à nossa vitória”, escreveu Benjamin Netanyahu na rede X.

O líder da oposição, Yair Lapid, pediu que o ministro do Património fosse demitido.
PUB