Montenegro anuncia descida das taxas do IRS até ao oitavo escalão

por RTP

O primeiro-ministro começou, de seguida, a apresentar as medidas que constam no Programa do Governo, anunciando que o Governo irá aprovar, na próxima semana, uma proposta de lei que introduz uma descida das taxas de IRS sobre todos os rendimentos até ao oitavo escalão

“Esta medida vai perfazer uma diminuição global de cerca de 1500 milhões de euros nos impostos sobre os rendimentos do trabalho dos portugueses face ao ano passado, com especial enfoque nos rendimentos da classe média”, explicou.

Montenegro anunciou também que o Governo irá lançar “em breve” um programa para "colocar o Estado a pagar a 30 dias, no âmbito do qual será criada numa primeira fase uma conta-corrente entre a Administração Tributária e as empresas".

Outra das prioridades do XXIV Governo é a aceleração da taxa do PRR. “Vamos criar as condições para apresentar o pedido de libertação de 713 milhões de euros nos próximos 60 dias”, disse Montenegro, acrescentando que vão também “diligenciar para apresentar o quinto pagamento nos próximos 90 dias”.

Para além disso, o Executivo compromete-se a “reforçar a transparência na aplicação dos fundos europeus”.
PUB