Em direto
Guerra na Ucrânia. A evolução do conflito ao minuto

Medo de perder eleições? "Não tenho medo de nada", responde Zelensky

por RTP

Segundo o calendário eleitoral da Ucrânia, o ano de 2024 deveria ser de eleições presidenciais. Mas o presidente ucraniano considera que as eleições não podem ocorrer neste momento. "Legalmente nós não temos direito a realizar eleições agora", realça, mas diz estar "pronto a fazer alterações na legislação".

Recusa a ideia de receio de perder eventuais eleições. "Não tenho medo de nada", vincou. Considera que as eleições devem ser realizadas integralmente no território ucraniano para que os militares, por exemplo, tenham possibilidade de votar.

"Quero que tudo seja feito legalmente e com transparência" tal como em eleições anteriores. "Não quero perder isso", refere.

Zelensky destaca por exemplo a questão dos refugiados que se encontram no estrangeiro. "Devem poder votar com infraestrutura adequada. Não podemos privá-los da sua voz"

Há ainda a questão dos riscos de bombardeamento e da absoluta necessidade de "proteção nos locais de votação".

Questionado sobre se irá concorrer a uma eventual eleição, Zelensky não tem dúvidas: "Em 2024, se a guerra continuar, e se as eleições se realizarem, nunca na minha vida deixarei o meu país".
PUB