Manifestação pró-palestiniana em Paris

por RTP

Cerca de 15.000 manifestantes, segundo a polícia, reuniram-se na Praça da República em Paris, para exigir o fim dos bombardeamentos israelitas e das operações militares em Gaza, em resposta ao apelo de um coletivo de organizações marcadamente de esquerda, noticia o Le Monde.

"Israel assassino, Macron cúmplice", lia-se nalguns cartazes, referindo-se ao presidente francês, Emmanuel Macron, pelo seu apoio a Israel. "Nenhuma paz sem descolonização", lia-se noutro.

Foi a primeira manifestação parisiense a favor da causa palestiniana a não ser de imediato proibida pela prefeitura da polícia da capital francesa. Em comunicado, a prefeitura explicou que a manifestação foi autorizada, ao contrário de outras, porque a declaração dos organizadores condenava os ataques do Hamas dia sete de outubro contra Israel, que resultaram nas mortes de 1.400 pessoas e no rapto de mais de 200.

O Governo francês proibiu as manifestações de apoio aos palestinianos para evitar a eclosão de confrontos a nível nacional. A França acolhe a maior comunidade judaica da Europa e uma das maiores comunidades árabes da União Europeia.
PUB