Livre: "Não basta dizer que se quer dialogar"

por RTP

Isabel Mendes Lopes, líder parlamentar do Livre, lançou várias críticas ao debate que decorreu no Parlamento na quinta-feira, salientando a troca de acusações e atribuição de culpa.

Por outro lado, a responsável sublinha que "não basta dizer que se quer dialogar com a oposição, é preciso dialogar". Isso não passa apenas por "incluir medidas avulsas" no programa, lançando o país num "peddy paper" a tentar adivinhar que medidas vinham de que partido, até porque os restantes partidos não foram avisados, acusa.

Na visão da responsável do Livre, o programa de Governo beneficia alguns, prejudicando muitos. Isabel Mendes Lopes ataca a descida do IRC e a "borla fiscal" dada às grandes empresas, ao mesmo tempo que diminui a receita do Estado.

Também na habitação, considera que o Governo escolhe não resolver problemas e "reforçar a especulação imobiliária" com as medidas adotadas. Aponta ainda a "falta de vontade em continuar a experimentar a semana de quatro dias", quando já há indicadores positivos dessa medida.

Isabel Mendes Lopes instou ainda o Governo a reconhecer o Estado da Palestina, aliando-se a Espanha e insistiu no debate sobre o círculo de compensação.

A líder parlamentar do Livre confirmou, no final da intervenção, que vai votar a favor das duas moções de rejeição, apresentadas pelo PCP e Bloco de Esquerda, ainda que não concorde com todos os argumentos apresentados.
PUB