Em direto
Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

Líderes europeus condenam ataques do Hamas

por RTP

A União Europeia condenou os ataques do Hamas e manifestou “a sua solidariedade com Israel”, acreditando que o país tem “o direito de se defender”. 

"Condeno inequivocamente o ataque levado a cabo pelos terroristas do Hamas contra Israel. Isto é terrorismo na sua forma mais desprezível. Israel tem o direito de se defender contra tais ataques hediondos", declarou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, numa mensagem publicada na rede social X (antigo Twitter).
"Acompanhamos com ansiedade as notícias de Israel (…) Esta violência horrível deve parar imediatamente. O terrorismo e a violência não resolvem nada", sublinhou o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell. “A UE expressa a sua solidariedade com Israel nestes tempos difíceis”, acrescentou.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, também expressou a sua desaprovação pela violência contra os israelitas.

“Condeno veementemente os ataques indiscriminados lançados contra Israel e o seu povo esta manhã, infligindo terror e violência a cidadãos inocentes”, afirmou. “Os meus pensamentos vão para todas as vítimas”, acrescentou o presidente da instituição.

O Reino Unido, a Alemanha e a França também condenaram os ataques do Hamas e demonstraram solidariedade com Israel
PUB