Israel permite entrega de algum combustível em Gaza

por RTP

As autoridades palestinianas responsáveis pela fronteira de Rafah, entre o Egito e a Faixa de Gaza, anunciaram esta sexta-feira que foram entregues 17 mil litros de combustível naquele enclave. Essa entrega tem como intuito alimentar os geradores das empresas de telecomunicações.

Na quinta-feira, a Paltel, empresa palestiniana de telecomunicações, anunciou a "suspensão de todos os serviços" por falta de combustível. Em Israel, o gabinete de guerra autorizou entretanto a entrada diária de dois camiões de combustível, isto de forma a "cumprir o pedido dos Estados Unidos".

Em declarações citadas pela agência Reuters, uma autoridade israelita que não quis ser identificada adiantou esta sexta-feira que os dois camiões diários com autorização de entrada têm como objetivo atender às necessidades da ONU, mas que esta ajuda será de apoio "mínimo" a nível sanitário.

Um responsável do Departamento de Estado dos EUA adiantou que Telavive se comprometeu a permitir a entrada de 120 mil litros de combustível a cada 48 horas para a Agência das Nações Unidas para os Refugiados palestinianos (UNRWA), mas também para garantir a dessanilização de água, o funcionamento de esgotos, padarias e hospitais no sul de Gaza.
PUB