Israel investiga forma como mísseis disparados pelo Hezbollah ultrapassaram os sistemas de defesa para atacar Haifa

por RTP

Há relatos de que os mísseis do Hezbollah atingiram a terceira maior cidade de Israel, Haifa, na madrugada desta segunda-feira. Cinco pessoas terão ficado feridas no ataque em Haifa, tendo a polícia informado que vários edifícios e propriedades ficaram danificados.

Foi o primeiro ataque direto à cidade do norte que escapou aos sistemas de defesa aérea do exército israelita, normalmente fiáveis. Os militares afirmaram que estão a investigar a forma como os mísseis disparados pelo Hezbollah conseguiram ultrapassar os sistemas de defesa aérea de Israel.

O Hezbollah afirmou ter atingido uma base militar a sul de Haifa com uma vaga de mísseis Fadi 1. Os meios de comunicação social afirmaram que dois foguetes atingiram Haifa - a 17 quilómetros da fronteira libanesa - na costa mediterrânica de Israel, e cinco atingiram Tiberíades, a 65 quilómetros de distância.

O exército israelita confirmou que foram lançados cinco rockets do Líbano contra Haifa, acrescentando: “Foram disparados interoceptores. Foram identificados projéteis caídos na zona. O incidente está a ser analisado”. Os meios de comunicação social israelitas afirmaram que, no total, 10 pessoas ficaram feridas em Haifa e Tiberíades.
PUB