Israel confirma ataques "limitados, localizados e direcionados" - Ponto de situação

por RTP

As Forças Armadas israelitas confirmaram durante a madrugada ter iniciado ataques “limitados, localizados e direcionados contra alvos do Hezbollah” na zona fronteiriça do sul do Líbano.

Em comunicado, dizem ainda que estes alvos se situam em aldeias próximas da fronteira e constituem uma ameaça imediata para as comunidades israelitas no norte de Israel. 

Telavive adianta ainda que as operações foram aprovadas e levadas a cabo em conformidade com a decisão política. 

A operação vai prosseguir de acordo com a avaliação da situação e em paralelo com o combate em gaza e noutras zonas, acrescenta.

Antes, o grupo xiita tinha afirmado, através do Telegram, que os seus combatentes atacaram tropas israelitas que se moviam perto das localidades libanesas de Odaisseh e Kfar Kila.

Seis ataques em Beirute esta noite

De acordo com fontes de segurança do Líbano citadas pela agência France Presse, os subúrbios no sul da capital libanesa foram alvo de pelo menos seis ataques israelitas ao final desta segunda-feira.

Estes ataques ocorrem depois das autoridades israelitas terem dado ordem de evacuação do sul de Beirute.


Movimentos internacionais

Países como Alemanha e Reino Unido afirmaram já que serão apoiadas as saídas de cidadãos desses países, com recurso a voos comerciais ou militares.

França envia navio de guerra "por precaução". O Estado-maior francês explicou que o envio do vaso de guerra procura responder a uma eventual necessidade de evacuação de cidadãos franceses presentes no Líbano.


PUB