Irão considera "estúpido" e "improvável" ataque de Israel às suas instalações nucleares

por RTP

A Organização Iraniana da Energia Atómica, (OIEA) considerou que um eventual ataque de Israel contra as instalações nucleares do país "não terá êxito" ou não causará "estragos de monta", ao mesmo tempo que vê este cenário como "improvável".

"É muito improvável" que se realize um ataque, afirmou o porta-voz da OIEA, Behrouz Kamalvandi, entrevistado pela agência noticiosa iraniana Nournews, acrescentando que tal ato seria "estúpido".

"Em caso de ataque a um local-chave, posso garantir, que não terá êxito" e "é muito pouco provável que eles nos causem danos graves", acrescentou, assegurando que o Irão seria capaz de "compensar rapidamente" quaisquer estragos potenciais.

O Irão espera a resposta prometida de Telavive à salva de quase 200 mísseis lançados por Teerão contra alvos israelitas a 1 de outubro, após quase um ano de operações militares de Israel contra os seus braços armados e políticos do Irão, em Gaza e no Líbano, o Hamas e o Hezbollah, respetivamente.

Os ataques vitimaram nomeadamente, em julho, o líder do Hamas, Ismaïl Haniyeh, em solo iraniano e, no fim de setembro, Nassan Nasrallah, o chefe do Hezbollah, nos arredores de Beirute, capital do Líbano.

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu declarou que o país decidirá sozinho os alvos a atingir no Irão, apesar dos apelos dos Estados Unidos para que sejam poupados os locais de produção petrolífera e de pesquisa nuclear.

"Todo o ataque contra infraestruturas iranianas provocará uma resposta mais forte", ameaçou terça-feira o ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, Abbas Araghchi, citado pela televisão estatal.
PUB