Em direto
Guerra na Ucrânia. A evolução do conflito ao minuto

Incêndios já causaram um total de 18 vítimas

por RTP

O Comandante Nacional de Emergência e Protecção Civil, André Fernandes, informou em conferência de imprensa que os incêndios que lavram atualmente no país já provocaram um total de 18 vítimas. "Até à data, não há civis", esclareceu.

Entre as vítimas estão quatro bombeiros que ficaram feridos no incêndio de Oliveira de Azeméis, três em estado grave. Para além disso, 70 pessoas foram retiradas das suas casas na sequência dos incêndios de Oliveira de Azeméis, Sever do Vouga e Cabeceiras de Bastos.

Desde a meia-noite até ao 12h30 foram registadas 92 ocorrências. Há atualmente 36 incêndios em curso, com um total de envolvimento de 2179 operacionais, 645 meios terrestres e 32 meios aéreos

Face aos vários incêndios em curso, foram cortadas a A25, A1, A29, IC2, A17 e A32. A Proteção Civil apelou “todos os cidadãos que tenham viagens planeadas para a área norte” que evitem as autoestradas daquela zona e que utilizem “itinerários mais encostados à zona interior do país”.

Em relação ao pedido de ajuda ao mecanismo europeu de Proteção Civil, André Fernandes adiantou que foram pedidas quatro parelhas, ou seja, oito aviões. “Esperamos que venham o mais rápido possível e estamos a contar que amanhã já consigamos ter alguma intervenção destes meios, eventualmente ainda hoje”, disse.
PUB