Em direto
Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

IL criticou a gestão "desastrosa" e a postura do Governo Regional

por RTP

A Iniciativa Liberal (IL) da Madeira criticou hoje a gestão "desastrosa" e a postura do Governo Regional no combate ao incêndio na ilha da Madeira, defendendo a "demissão imediata" do secretário com a tutela da Proteção Civil.

"A Iniciativa Liberal/Madeira considera que a demissão de Pedro Ramos, secretário regional da Saúde e Proteção Civil, é inevitável, quer do ponto vista ético, quer do ponto de vista da responsabilidade política", diz a estrutura partidária num comunicado assinado pelo seu coordenador, Gonçalo Camelo.

A IL, que tem um deputado na Assembleia Legislativa da Madeira, composta por 47 parlamentares, considera que o executivo do PSD "geriu o combate ao incêndio de forma desastrosa".

Os liberais consideram que a postura assumida pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e por Pedro Ramos "é politicamente inadmissível e merecedora de forte censura", já que são os responsáveis máximos da proteção civil no arquipélago.

Para o partido, está patente o "falhanço rotundo das medidas de prevenção e de planeamento adotadas", pelo que é exigível "um pedido de desculpas aos madeirenses".

"Exigia-se, acima de tudo, que tivessem assumido a liderança do combate ao incêndio de forma direta e presencial, e não a partir das areias da praia do Porto Santo e com passagens fugazes pela Madeira", sustenta.
PUB