IDF mantêm que tropas da UNIFIL nunca ficaram em perigo

por RTP

O exército israelita afirmou que um dos seus carros armados entrou vários metros dentro de um posto da UNIFIL no sul do Líbano, numa tentativa de retirar soldados feridos, este domingo.

O comunicado das Forças de Defesa de Israel sublinhou que em momento algum as suas ações colocaram a força de paz da ONU em perigo.

A UNIFIL afirmou que dois carros armados de Israel forçaram a entrada num dos seus postos, este domingo, durante a madrugada, tendo ali permanecido durante 45 minutos, enquanto exigiam que os capacetes azuis apagassem as luzes.

Na sua versão do sucedido, os militares israelitas afirmaram que militantes do Hezbollah dispararam mísseis antitanque contra as tropas israelitas, ferindo 25 soldados. 

O ataque ocorreu muito próximo do posto da UNIFIL e um carro armado que estava a auxiliar a retirada dos feridos sob fogo inimigo, refugiou-se no posto da ONU, acrescentaram.

"Não estava a atacar a base. Não tentou entrar na base. Era um carro armado sob fogo pesado, um evento com múltiplos feridos, a recuar para escapar ao aperigo", afirmou o porta voz militar regional de Israel, Nadav Shoshani, aos reporteres.

Em comunicado, o exército de Israel afirmou ter usado cortinas de fumo para cobrir a retirada dos soldados feridos mas garantiu que as suas ações não colocaram em perigo os capacetes azuis da UNIFIL.

Esta força afirmou que pelo menos 15 dos seus soldados ficou com problemas de pele e gastrointestinais quando o fumo atingiu o posto.
PUB