Human Rights Watch apela a um inquérito da ONU sobre os ataques israelitas à força de manutenção da paz no Líbano

por RTP

A Human Rights Watch (HRW) apelou a um inquérito das Nações Unidas sobre os ataques israelitas às forças de manutenção da paz pertencentes à Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), na sexta-feira, após três ataques separados contra pessoal da UNIFIL no sul do Líbano.

A HRW afirmou que os ataques de Israel às forças de manutenção da paz da ONU podem constituir uma violação das leis da guerra, uma vez que as forças de manutenção da paz, incluindo os membros armados, são civis. A organização apelou ainda à ONU para que “estabeleça urgentemente” uma investigação internacional no Líbano e em Israel e que os seus resultados sejam tornados públicos.

Na sexta-feira de manhã, um posto avançado da UNIFIL no sul do Líbano foi alvo de fogo. Na quinta-feira, o seu quartel-general em Naqoura tinha sido repetidamente atingido, ferindo dois soldados da paz, depois de um tanque israelita ter disparado contra uma torre de observação da base. O exército israelita disparou contra uma posição da UNIFIL onde os soldados da paz estavam abrigados na quarta-feira e um drone israelita voou até à entrada do bunker onde estavam abrigados, disse a UNIFIL.

A UNIFIL afirmou que os seus mais de 10.400 soldados de manutenção da paz permanecerão no sul do Líbano até que a situação se torne impossível para eles operarem. As forças de manutenção da paz já estão severamente limitadas nos seus movimentos devido à presença das tropas israelitas no sul do Líbano.
PUB