Frente da Ponta do Sol continua ativa

por RTP

Ouvido na edição desta quinta-feira do Bom Dia Portugal, o presidente da Proteção Civil da Madeira, António Nunes, adiantou que, além das frentes do Pico das Torres e do Pico Ruivo, continua ativa a frente da Ponta do Sol.

“Está a progredir a meia encosta, uma zona inacessível para os operacionais. Resta-nos fazer um acompanhamento pela parte de cima da ribeira e deixar o fogo progredir até a uma zona mais baixa, para que possamos intervir”, explicou.

Nas demais frentes de incêndio, indicou ainda o responsável, houve, durante a noite, “alguns desenvolvimentos menos agradáveis”: “Na encosta leste do Pico das Torres, o fogo progrediu de forma significativa, estando a descer a encosta em zona inacessível, em direção à Fajã das Nogueiras, à central hidroelétrica”.


”Vamos fazer a avaliação pela manhã, já com meio aéreo, para tentarmos debelar esta vertente leste. Na zona norte, o fogo também teve alguma progressão, está a descer em direção ao Caldeirão do Inferno, já dentro da Laurissilva, que nos traz algum retardo na sua progressão, pela tipologia da floresta, mas que está a ter alguma progressão”, continuou o coronel António Nunes.

O responsável manifestou a expectativa de que os aviões Canadair facultados por Espanha possam acelerar o combate ao incêndio. “Nós conseguimos utilizar água doce, mas vamos ter de ver quais são as condições do tempo, do vento”, ressalvou.
PUB