"França é um dos principais parceiros comerciais de Portugal", sublinha Montenegro

por RTP

O presidente francês e o primeiro-ministro português dão a esta hora uma conferência de imprensa conjunta após a assinatura de vários acordos bilaterais. Luís Montenegro destacou, na declaração inicial, a assinatura do tratado de amizade e cooperação entre Portugal e França.

O primeiro-ministro português sublinhou três grandes prioridades estratégicas na relação bilateral, desde logo a economia, com reforço do comércio e o investimento, assinalando que França é um dos principais parceiros comerciais de Portugal.

Destacou, neste ponto, a área da Defesa, a que "ambos os Governos" estão a dedicar "muita atenção".

A segunda área de grande relevância é a da Energia, sobretudo pela "iniciativa conjunta para podermos materializar no terreno as interligações elétricas entre a Península Ibérica e a França".

Por fim, outra das áreas prioritárias é a do ensino da lingua portuguesa em França e da língua francesa em Portugal.

Luís Montenegro lembrou ainda a importância da aposta francesa no campo da Inteligência Artificial. Afirmou que tem mantido conversações com o presidente francês sobre o tema.

O primeiro-ministro abordou ainda aquele que foi um dos temas fortes do primeiro dia de visita de Macron: a guerra na Ucrânia. Montenegro congratulou de novo o presidente francês pelo papel que tem assumido nas últimas semanas ao afirmar o posicionamento europeu em defesa de Kiev.
PUB