Em direto
Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

França apela a "trégua humanitária imediata"

por RTP

A ministra francesa dos Negócios Estrangeiros, Catherine Colonna, apelou a uma "trégua humanitária imediata", no 30º dia da guerra entre Israel e o Hamas palestiniano.

"Uma trégua humanitária imediata, duradoura e sustentada é absolutamente necessária e deve conduzir a um cessar-fogo", declarou a chefe da diplomacia francesa no final de uma reunião em Doha com o seu homólogo do Catar.

Catherine Colonna sublinhou que a França está a trabalhar para que um texto nesse sentido seja adotado pelo Conselho de Segurança da ONU, que se encontra muito dividido sobre o assunto desde o início da guerra.

Segundo a chefe da Diplomacia francesa já morreram demasiados civis nos ataques israelitas a Gaza e “as escolas, hospitais, trabalhadores humanitários e jornalistas devem ser protegidos”

Colonna acrescentou que uma conferência humanitária internacional, que terá lugar em França a 9 de novembro, abordará o respeito pelo direito internacional, as necessidades básicas como a saúde, a água, a energia e a alimentação, e apelará a ações concretas para os civis em Gaza.
PUB