Em direto
Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

EUA pedem ao líder da Autoridade Palestiniana para condenar ataques do Hamas

por RTP

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, pediu ao presidente da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), Mahmud Abbas, e aos líderes árabes, para condenarem a ofensiva militar do Hamas em território israelita. 

"Falei com o presidente da Autoridade Palestiniana, Abbas, para abordar os ataques terroristas contra Israel. Indiquei-lhe que todos os líderes da região devem condenar estes terríveis atos de terrorismo", indicou Blinken, numa mensagem publicada na rede social X. 

O chefe da diplomacia norte-americana pediu ainda ao líder palestiniano para "reforçar as medidas para repor a calma e estabilidade na Cisjordânia". E em resposta, Abbas indicou a Blinken que o motivo deste conflito e desta recente explosão de violência é a "injustiça", indicou a agência noticiosa palestiniana Wafa.

Abbas, 88 anos e muito contestado por diversos setores da resistência palestiniana, recordou que não tem o controlo da Faixa de Gaza, território controlado desde 2007 pelo movimento islâmico Hamas, e pediu o fim "da atual escalada israelita" contra o povo palestiniano. O líder da ANP também considerou que o ataque surpresa do Hamas contra Israel foi motivado "pelas práticas colonialistas" e as ações das forças israelitas, para além da "agressão" contra lugares sagrados para os muçulmanos e cristãos, em particular a mesquita de Al-Aqsa em Jerusalém, e a negação por Israel do "direito legítimo dos palestinianos à autodeterminação".
PUB