Emissão especial da RTP3 dedicada às eleições na Madeira começa às 18h30

por RTP

As urnas abriram às 8h00. Desde então, milhares de madeirenses têm exercido o direito de voto.A RTP3 dá início às 18h30 a uma emissão especial dedicada às eleições regionais na Madeira.


Ao final da manhã, o representante da República para a Madeira garantia que estas eleições regionais decorriam com normalidade. Em declarações aos jornalistas, Ireneu Barreto apelou ao voto.

"Pelas informações que tenho, todas as secções de voto abriram, sem problemas", indicou, após votar. "Faço votos, está um dia lindo, as pessoas têm tempo para votar, para ir à serra ou ir à praia", prosseguiu.

"Se não votarmos, dispensamo-nos de nos preocupar com a cidadania, com o modo como a nossa região vai ser governada", completou o representante da República, citado pela agência Lusa.No último ato eleitoral, em 2019, a abstenção foi de 44,5 por cento.

As 292 secções de voto distribuídas por 54 freguesias de 11 concelhos do arquipélago mantêm-se em funcionamento até às 19h00, quando serão conhecidas as projeções de resultados.
Em jogo estão 47 lugares na Assembleia Legislativas regional, disputados num círculo eleitoral único. Concorrem PTP, JPP, BE, PS, Chega, RIR, MPT, ADN, PSD/CDS-PP (coligação Somos Madeira), PAN, Livre, CDU (PCP/PEV) e IL.

Há quatro anos, os social-democratas elegeram 21 deputados, o que ditou a perda da maioria absoluta que o partido conservava desde 1976. O PSD formou então um executivo de coligação com o CDS-PP, que elegeu três deputados. O PS conquistou 19 mandatos, o JPP três e a CDU um.
PUB