Em direto
Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

Em comunicado, Comissão Europeia aponta "níveis extraordinários" de "incidentes antissemitas"

por RTP

"O aumento de incidentes antissemitas na Europa atingiu níveis extraordinários nos últimos dias, reminiscentes de alguns dos tempos mais negros da história. Os judeus europeus estão hoje a viver de novo com medo", assinala a Comissão Von der Leyen.

"Vimos um recrudescimento de incidentes e retórica antissemita na União Europeia e no mundo: cocktails Molotov atirados a uma sinagoga na Alemanha, estrelas de David pintadas em edifícios residenciais em França, um cemitério judeu profanado na Áustria, lojas judaicas e sinagogas atacadas em Espanha, manifestantes a entoar palavras de ódio contra judeus", prossegue.

"Nestes tempos difíceis, a União Europeia está ao lado das suas comunidades judaicas", afirma-se ainda no comunicado, citado na edição online do jornal britânico The Guardian.

O diário observa que o comunicado da Comissão Europeia faz apenas duas referências ao recrudescimento da islamofobia na Europa: "Temos de contrariar o crescimento do antissemitismo, tal como o crescimento do ódio anti-muçulmano que temos vindo a testemunhar nas últimas semanas - que não têm lugar na Europa. Em paralelo, temos de acelerar o reforço de legislação relevante para garantir que as plataformas online reajam rápida e eficazmente a conteúdos antissemitas ou anti-muçulmanos, seja conteúdo terrorista, discurso de ódio ou desinformação".
PUB