Dia de inauguração do 47.º presidente dos Estados Unidos em Washington

por RTP

Consuma-se esta segunda-feira o retorno de Donald Trump à secretária da Sala Oval da Casa Branca. A posse está prevista para pouco antes das 12h00 locais (17h00 em Lisboa), no Capitólio, com discursos dos novos vice-presidente, J.D. Vance, e presidente.

A cerimónia em Washington conta com a presença de políticos internacionais, desde logo rostos do populismo ou da extrema-direita. São poucos, todavia, os chefes de governo. E não haverá dirigentes dos diretórios da União Europeia.Donald Trump bateu a vice-presidente e candidata democrata, Kamala Harris, na eleição presidencial de 5 de novembro. Cumpriu um primeiro mandato, de 2017 a 2021, tendo falhado a reeleição frente a Joe Biden.


A lista de convidados do presidente eleito inclui nomes o populismo como o presidente da Argentina, Javier Milei, que confirmou a presença, e do ex-chefe de Estado brasileiro Jair Bolsonaro, que não pode viajar para os Estados Unidos por ter o passaporte retido pela justiça brasileira, no quadro da investigação sobre o alegado plano de golpe de Estado para impedir a posse de Lula da Silva.

Entre os convidados estão também o presidente da China, Xi Jinping, que se faz representar por altos responsáveis do seu executivo, e os presidentes de El Salvador, Nayib Bukele, e do Equador, Daniel Noboa, além dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, e do Japão, Takeshi Iwaya.

Nenhum dos altos representantes das instituições da União Europeia foi convidado para a cerimónia de inauguração, incluindo os presidentes do Conselho Europeu, António Costa, da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, será a única líder dos 27 Estados-membros da UE presente. Os 27 serão representados pela embaixadora da União para os Estados Unidos, Jovita Neliupšien.

Da extrema-direita europeia, haverá uma delegação dos Patriotas pela Europa, encabeçada pelo líder da terceira maior força política do Parlamento Europeu, Santiago Abascal, do espanhol Vox e que inclui o líder do Chega, André Ventura. Portugal é representado pelo embaixador Francisco Duarte Lopes.

Foi igualmente convidada Alice Weidel, líder do partido de extrema-direita alemão Alternativa para a Alemanha (AfD) - será todavia representada pelo co-presidente do partido, Tino Chrupalla.

Os líderes da extrema-direita francesa, Marine Le Pen e Jordan Bardella, não receberam convites, ao contrário do político anti-imigração Éric Zemmour. Do Reino Unido, seguiu o líder do partido Reform UK, Nigel Farage.

A inauguração terá a presença do multimilionário Elon Musk, patrão, de X, Tesla e SpaceX, do presidente da Meta, Mark Zuckerberg, e do fundador da Amazon, Jeff Bezos.

Joe Biden, Barack Obama, que não estará acompanhado da mulher, Michelle, Bill Clinton e George W. Bush são antecessores presentes.
PUB