Chefe da Cruz Vermelha visita Gaza e apela a ajuda urgente

por RTP

A chefe da Cruz Vermelha chegou a Gaza e apelou ao fim do sofrimento humano "intolerável" no enclave sitiado.

Numa publicação na rede social X, Mirjana Spoljaric apelou com urgência "à proteção dos civis de acordo com as leis da guerra e à entrada de ajuda sem obstáculos".

"Cheguei a Gaza, onde o sofrimento da população é intolerável. Reitero o nosso apelo urgente para que os civis sejam protegidos de acordo com as leis da guerra e para que a ajuda entre sem impedimentos. Os reféns devem ser libertados e o CICV autorizado a visitar com segurança", defendeu Spoljaric.

"O meu objetivo é avançar nos esforços para aliviar a situação humanitária desesperada, expressando as minhas mais profundas preocupações com a situação dos civis", acrescentou Spoljaric num comunicado emitido pela Cruz Vermelha.

Durante a sua estada em Gaza, Spoljaric visitará o Hospital Europeu Khan Younis, um dos principais hospitais ainda ativos no enclave, e vai reunir-se com as equipas do CICV no terreno.

A organização recordou que muitos trabalhadores humanitários e de saúde, incluindo membros do Crescente Vermelho Palestiniano, foram mortos no cumprimento do dever durante o conflito.
PUB