Em direto
Guerra na Ucrânia. A evolução do conflito ao minuto

Cerimónia de tomada de posse marcada para as 18h00

por RTP

Menos de um mês após as eleições legislativas de 10 de março, é chegado o dia de o primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, e os 17 ministros do XXIV Governo Constitucional tomarem posse. A cerimónia acontece a partir das 18h00 no Palácio Nacional da Ajuda.

Estão previstos dois discursos: por parte do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do novo chefe do executivo, Luís Montenegro.A RTP3 realiza uma emissão especial, a partir das 17h00, para o acompanhamento da cerimónia de tomada de posse no Palácio Nacional da Ajuda.


O novo governo é composto por 17 ministros - dez homens e sete mulheres. A maioria dos governantes é do PSD. Nuno Melo, líder do do CDS, assume a pasta da Defesa e há quatro nomes avançados como independentes.
O elenco ministerial
O XXIV Governo Constitucional tem, assim, dois ministros de Estado: o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, que é o "número dois" de Luís Montenegro, e o titular da pasta das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento.


O líder social-democrata tem ainda um ministro adjunto, Manuel Castro Almeida, que assume a pasta da Coesão Territorial e a gestão dos fundos comunitários.Ao todo, o XXIV Governo Constitucional conta com sete ministras, menos duas do que o derradeiro Executivo de António Costa.

Entre os 17 ministros, só Maria da Graça Carvalho é "repetente" - foi ministra da Ciência e Ensino Superior nos governos de coligação de Durão Barroso e Santana Lopes. Seis ocuparam já, no passado, secretarias de Estado - Paulo Rangel, António Leitão Amaro, Manuel Castro Almeida, Pedro Duarte, Fernando Alexandre e Miguel Pinto Luz.

Ministro de Estado e de Negócios Estrangeiros: Paulo Rangel

Ministro de Estado e das Finanças: Joaquim Miranda Sarmento

Ministro da Presidência: António Leitão Amaro

Ministro adjunto e da Coesão Territorial: Manuel Castro Almeida

Ministro dos Assuntos Parlamentares: Pedro Duarte

Ministro da Defesa Nacional: Nuno Melo

Ministra da Justiça: Rita Júdice

Ministra da Administração Interna: Margarida Blasco

Ministro da Educação, Ciência e Inovação: Fernando Alexandre

Ministra da Saúde: Ana Paula Martins

Ministro das Infraestruturas e Habitação: Miguel Pinto Luz

Ministro da Economia: Pedro Reis

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social: Maria do Rosário Palma Ramalho

Ministra do Ambiente e Energia: Maria da Graça Carvalho

Ministra da Juventude e Modernização: Margarida Balseiro Lopes

Ministro da Agricultura e Pesca: José Manuel Fernandes

Ministra da Cultura:
Dalila Rodrigues
O calendário político
Os secretários de Estado vão tomar posse na próxima sexta-feira. Espera-se que os nomes sejam conhecidos nas próximas horas.

A 10 de abril, é submetido à Assembleia da República o Programa do Governo. Em seguida, a 11 e 12 de abril, o documento será discutido e votado.

A Constituição da República estabelece que um governo só entra em plenitude de funções após a apreciação do respetivo programa em sede parlamentar. Recorde-se que o PCP já anunciou que vai apresentar uma moção de rejeição.
PUB