Casa Branca. Netanyahu aceitou "fluxo contínuo" de ajuda para Gaza

por RTP

Em comunicado publicado este domingo, a Casa Branca anunciou que o presidente dos Estados Unidos e o primeiro ministro de Israel acordaram em permitir um "fluxo contínuo" de ajuda humanitária para Gaza.

Já esta noite foi autorizada a entrada de um terceiro comboio de 14 camiões no enclave, com auxílio para os civis palestinianos, juntando a sua carga à de 20 camiões sábado e de outros 17 na tarde de domingo.

Após a passagem dos primeiros 20 camiões, as Nações Unidas estimaram que a sua carga equivalia apenas a quatro por cento das importações diárias em Gaza antes do início da guerra, e que seriam necessários pelo menos 100 camiões por dia para os 2,4 milhões de habitantes de Gaza, metade dos quais crianças.

Joe Biden terá ainda agradecido a Benjamin Netanyahu a ajuda na libertação de duas reféns norte-americanas. Os "dirigentes debateram os esforços atualmente em curso para garantir a libertação de todos os outros reféns retidos pelo Hamas", acrescenta o comunicado.

Permitir "uma passagem dos cidadãos norte-americanos e de outros civis em Gaza que queiram sair" o território palestiniano foi outro dos temas abordados pelos líderes americano e israelita.

com Lusa
PUB