Em direto
Guerra na Ucrânia. A evolução do conflito ao minuto

Barack Obama felicita Donald Trump

por RTP

O ex-presidente democrata, Barack Obama e a sua mulher, Michelle Obama, felicitaram Donald Trump e o seu vice-presidente eleito, D.J.Vance, pela eleição, após a candidata do seu partido, Kamala Harris, ter concedido a derrota.

"Não é evidentemente o resultado que esperavamos, dadas as nossas profundas divergências com as propostas republicanas numa ampla série de questões. Mas viver numa democracia é reconhecer que o nosso ponto de vista não será sempre vencedor", escreveram os Obama em comunicado.

É, também, "estar disposto a aceitar uma transferència pacífica de poder", acrescentou o casal.

Ambos afirmram que não podiam estar "mais orgulhosos" de Kamala Harris e do seu parceiro de corrida, Tim Walz, "dois extraordinários servidores do público que lideraram uma campanha assinalável".

O ex-presidente referiu que problemas como a pandemia e a susquente subida dos preços "são um desafio para os democratas eleitos em todo o mundo" e que os EUA não são exceção.

Obama considerou que estes problemas podem ser resolvidos "mas somente se nos ouvirmos uns aos outros, e apenas se respeitarmos a essência dos nossos princípios constitucionais e normas democráticas, que fizeram grande o nosso país".
PUB