Em direto
Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

Autoridade Palestiniana diz que é necessário cessar-fogo imediato em Gaza

por RTP

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, afirmou ao secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, em Ramallah, que deve haver um "cessar-fogo imediato" e que a ajuda humanitária deve ser autorizada a entrar na Faixa de Gaza, revelou o porta-voz Nabil Abu Rudeineh à Reuters.

Já o Secretário de Estado norte-americano apelou ao “fim da violência extremista contra palestinianos na Cisjordânia e alertou para a “deslocação forçada” dos palestinianos em Gaza.

Blinken disse que os Estados Unidos estavam empenhados em fazer chegar a ajuda a Gaza e em restabelecer os serviços essenciais na Faixa de Gaza, afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, numa nota sobre a reunião.

"O Secretário também expressou o compromisso dos Estados Unidos em trabalhar para a realização das aspirações legítimas dos palestinianos para o estabelecimento de um Estado palestiniano", disse Miller.

Blinken sugeriu ainda que uma "Autoridade Palestiniana eficaz e revitalizada" seria a melhor opção para gerir a faixa de separação, mas admitiu que outros países e agências internacionais desempenhariam provavelmente um papel na segurança e na governação durante o período de transição.

A visita de Antony Blinken à Cisjordânia não foi anunciada e o encontro com o presidente palestiniano durou cerca de uma hora. No final, não prestaram declarações aos jornalistas.

PUB