Almirante Gouveia e Melo condecorado

por RTP

Marcelo Rebelo de Sousa acaba de condecorar o almirante Gouveia e Melo com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo. "Trata-se de reconhecer o mérito no exercício de funções da parte do senhor almirante Henrique Gouveia e Melo enquanto chefe de Estado maior da Armada", declarou o presidente da República.

O chefe de Estado destacou “os contactos internacionais (…) muito acentuados no exercício desta função”, assim como o aprofundamento da “relação com os centros de excelência científicos e universitários, portugueses e estrangeiros” e a conjugação de esforços “com a indústria portuguesa”.

“Vossa excelência inicia as suas funções no final do ano de 2021; a guerra na Ucrânia começa em 2022, poucos meses depois”, recordou Marcelo Rebelo de Sousa, destacando a fase do conflito em que a Rússia começou a usar veículos não tripulados.

“Essa é uma vertente a que dedica muita da sua atenção, quer na sofisticação e superação dos problemas iniciais, quer no estímulo à indústria e à investigação no nosso país e lá fora, quer no investimento (…) em novas capacidades”, acrescentou.

PUB