Em direto
Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

65 incêndios ativos ao início da tarde

por RTP

Há 105 ocorrências desde a meia-noite desta terça-feira, 48 delas diurnas e 57 noturnas. Ontem foram registadas 207 ocorrências, revelou André Fernandes, Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil. Há atualmente 65 incêndios em curso. "Com maior incidência na região norte e centro". A combater as chamas estão 4.123 operacionais, apoiados por 1.250 meios terrestres e 23 meios aéreos.

O Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil deixou uma palavra de apreço a todos os operacionais que estão no terreno e à população que está a ser afetada pelas chamas.

O comandante nacional de emergência e proteção civil prevê para hoje uma tarde e madrugada com horas "difíceis e complicadas" no combate aos incêndios, considerando a "situação complexa" e "extrema em alguma áreas afetadas pelo fogo".

"Apelo a todos que mantenham a calma durante a tarde de hoje a madrugada vão ser horas difíceis e complicadas no âmbito do combate aos incêndios", afirmou André Fernandes, na conferência de imprensa realizada na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) para fazer um ponto de situação dos fogos que lavram no norte e centro do país.

O comandante nacional apelou também "à redução de ignições" de incêndios, dando conta de que, entre as 20h00 de segunda-feira e as 07h00 de hoje, ou seja, durante a noite, se registaram 125 ocorrências de fogo.

"Este número não é comportável, significa que não estamos a adequar os nossos comportamentos àquilo que é o risco existente", salientou.

André Fernandes sublinhou igualmente que "a situação é complexa" e "extrema em algumas áreas afetadas pelo fogo", tendo "os incêndios um comportamento muito extremo".

"Boa parte destes incêndios não estão na capacidade de extinção, não significa isto que estejam descontrolados, significa isto que a estratégia que está a ser adotada é virada para a preservação da vida humana e dos bens, é isso que os meios no terreno estão a fazer", disse.

Em relação aos meios aéreos de apoio que vieram da Europa, André Fernandes explicou que as duas aeronaves espanholas já estão a operar desde as 09h00. "Os franceses aterram à pouco tempo e devem começar a atuar a partir da hora de almoço e os italianos chegam ao início da tarde".
PUB