Jardel eleito deputado estadual

por RTP com Lusa
Jardel, em 2002, ao serviço do Sporting REUTERS/Jose Manuel Ribeiro

Jardel, antigo futebolista do Porto e do Sporting, é um dos ex-jogadores que conseguiram ser eleitos na votação brasileira que decorreu este domingo e vai ser deputado estadual pelo Rio Grande do Sul. Romário (senador) e Bebeto (deputado estadual), que formaram uma dupla de sonho na Seleção "canarinha" durante a década de 90, são outros dos vencedores do dia.

"Famosos" eleitos no escrutínio de 2010 com votações recordes conseguiram a reeleição domingo no Brasil, incluindo o ex-jogador Romário, como senador mais votado pelo Rio de Janeiro, e o humorista "Tiririca", segundo deputado federal mais votado por São Paulo.

Após tornar-se um fenómeno de votos em 2010, sendo o deputado federal mais votado do país, com 1,34 milhões de votos, o cantor e humorista Francisco Everardo Silva, mais conhecido como "Tiririca", repete o êxito, embora com menor intensidade, tendo sido reeleito como o segundo mais votado, com 981.864 votos.

Já o ex-jogador Romário, eleito em 2010 para deputado federal, conseguiu domingo o lugar de senador pelo Rio de Janeiro, com 4,6 milhões de votos, ou 63,4% do total de votos válidos de seu estado.

Num breve discurso após o resultado, o novo senador, que se destacou durante o mandato como deputado principalmente por suas críticas à Federação Internacional de Futebol (Fifa), afirmou que o povo brasileiro precisa de um político que "tenha coragem de falar".

Romário é do Partido Socialista Brasileiro (PSB), de centro-esquerda, o mesmo partido da candidata Marina Silva, que disputou a corrida presidencial.

A candidata, no entanto, não fez campanha em conjunto com o ex-craque, devido a alianças feitas com outros partidos no Rio de Janeiro.

Companheiro de Romário na conquista do tetracampeonato da seleção brasileira de futebol, em 1994, o ex-futebolista Bebeto também conseguiu a reeleição como deputado estadual, com 61.079 votos.

O mundo do futebol colaborou ainda para a política brasileira com Jardel, ex-futebolista com passagem de relevo por Portugal ao serviço de F.C.Porto e Sporting (campeão nacional em ambos os clubes), que conquistou 41.227 votos e tomará posse como deputado estadual pelo Rio Grande do Sul em janeiro.

Já o mítico Roberto Dinamite, também antigo jogador e atual presidente do Vasco, não conseguiu a eleição como deputado estadual pelo Rio de Janeiro, obtendo apenas 9.452 votos.

Pelo caminho ficaram ainda outros 'famosos' como o ex-concorrente do Big Brother Brasil, Diego Alemão, que lutava por um lugar de deputado federal pelo Partido Verde (PV), mas não conquistou a posição depois de recolher apenas 4.947 votos.
PUB