A lista dos apoios europeus na área da saúde é grande. A reportagem da Antena 1 foca os cuidados paliativos.
A enfermeira Isabel Semeão coordena a equipa que tem intervenção intra-hospitalar no estabelecimento de saúde, onde também tem serviço ambulatório, e ainda a unidade de internamento que funciona em Alcobaça.
Os cuidados paliativos em Leiria arrancaram mais tarde que em outras cidades, mas agora estão na vanguarda da investigação sobre esta temática. Em colaboração com a Escola Superior de Saúde do Politécnico, a unidade do Santo André participa num projecto europeu, o ICARE, que tem como objectivo formar cidadãos, cuidadores, para situações futuras na família ou comunidade a precisar destes cuidados.
Ana Querido, responsável da Escola de Saúde, lidera um grupo que junta profissionais de três países: Portugal, Áustria e Roménia.
Ouça aqui a Entrevista de António Jorge a Ana Querido e Isabel Semeão.
O
ICARE resulta de um pedido concreto da Roménia, onde há muito desconhecimento e algumas entropias neste capítulo dos cuidados de saúde. Ana Querido refere que o resultado final é a elaboração de um roteiro curricular comum, com as melhores práticas, mas tendo em conta as especificidades destes países.No final do próximo ano deve ser apresentado o relatório final da investigação aplicada, e que parte para o terreno na próxima semana, na Roménia. O ICARE tem o apoio do Erasmus +.