Voos entre Bragança, Vila Real e Lisboa são retomados hoje

por © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Bragança, 02 Mai (Lusa) - A carreira aérea Bragança/Vila Real/ Lisboa será retomada hoje pela Aeronorte por um período de nove meses, com a novidade de poderem ser feitas ligações ao fim-de-semana, divulgou o Governo.

"Em caso de excesso de procura, poderão ser realizados voos aos fins-de-semana", segundo as novas condições deste serviço público anunciadas pelo secretário de Estado adjunto das Obras Públicas e Comunicações.

A nova operadora fará duas viagens diárias de segunda a sexta-feira, em cada sentido, como acontecia anteriormente, mas agora com a possibilidade de haver voos ao fim-de-semana, se a procura o justificar.

A ligação aérea estava suspensa desde 17 de Março, depois de o Governo ter rescindido o contrato de serviço público com a Aerocondor por dificuldades técnicas e financeiras da empresa.

A Aeronorte vai fazer a ligação por ajuste directo até estarem concluídos os procedimentos legais do concurso público para a entrega definitiva da carreira aérea

O primeiro voo com a nova operadora está previsto partir do aeródromo de Bragança às 07:30, chega a Vila Real vinte e cinco minutos depois e a Lisboa às 09:10.

Desde o final da década de 70 que Trás-os-Montes têm ligação aérea ao litoral, assegurada inicialmente pela TAP Regional.

Em 1990, a LAR - Ligações Aéreas Regionais, uma empresa de que eram accionistas diversas autarquias, começou a substituir a TAP Regional nas carreiras aéreas internas.

O bilhete entre Bragança e Lisboa custava 40 contos, quase o dobro do que custa actualmente e do que viria a cobrar a Aerocondor quando, no Verão de 1993, assumiu a carreira aérea transmontana.

A Lar deixou de operar nesta região em 1992 e um ano depois foi decretada a sua falência, confirmada judicialmente em 1995.

Um ano antes a ligação tinha sido suspensa, depois de um acidente sem vítimas com o avião da Aerocondor que, entretanto, tinha substituído a Lar.

As ligações aéreas só foram retomadas em Agosto de 1997, mais de três anos depois, pela mesma operadora, mas já no âmbito de um concurso público em que o Estado passou a assegurar as compensações financeiras há muito reclamadas.

A Aerocondor ganhou todos os concursos bianuais desde essa época, com apenas um interregno de dois anos, em que a ligação foi assegurada pela OMNI.

HFI.


PUB