Volume de negócios de acções e direitos da EDP representam 49% do índice
O volume de negócios das acções e direitos da EDP representaram 49 por cento do total do PSI 20, entre os dias 12 e 17 de Novembro, segundo nota do gabinete de relações com investidores da empresa.
Desde que começou o período de subscrição e até quarta-feira, a Energias de Portugal negociou mais de 280 milhões de euros em acções e direitos, contra "576,41 milhões de euros do total do PSI 20", índice de referência da bolsa portuguesa.
"O volume de negócios da EDP registou um forte aumento desde o início do período de subscrição dos direitos de subscrição ao aumento de capital" e "entre 12 e 17 de Novembro a EDP representou cerca de metade do volume negociado no PSI 20".
Em média, desde o início do ano, "representava cerca de 20 por cento".
A EDP pretende emitir 656.537.715 novas acções, ao preço unitário de 1,84 euros.
Com esta operação, a empresa pretende encaixar 1,2 mil milhões de euros, valor que deve servir para financiar a aquisição, anunciada no passado dia 29 de Julho, de uma participação adicional na Hidroeléctrica del Cantábrico, de 56,2 por cento, no montante de 1,195 milhões de euros.
O documento acrescenta ainda que "já foram declaradas intenções de subscrição de cerca de 38 por cento das novas acções a emitir", num total de 251 milhões de papéis.
A CGD irá subscrever 27 por cento das novas acções (ou 175,5 milhões), o BCP cinco por cento (33,4 milhões), a Parpública quatro por cento (29 milhões) e a Brisa dois por cento (13,2 milhões).
às 15:23 horas de Lisboa, as acções da EDP estavam a cair 1,74 por cento para 2,26 euros, enquanto os direitos estavam inalterados nos 9 cêntimos, no penúltimo dia em que estão a negociar.