Vivo ganha frequência de terceira geração na região metropolitana de São Paulo
Brasília, 19 Dez (Lusa) - A Vivo ganhou hoje o terceiro lote de frequência da terceira geração para os telefones móveis brasileiros, por 168,7 milhões de reais (64,9 milhões de euros), um prémio de 50,85 por cento em relação ao prémio mínimo.
A operadora detida em partes iguais pela Portugal Telecom (PT) e pela Telefónica poderá explorar a região metropolitana de São Paulo, uma das mais cobiçadas pelas operadoras por causa da rentabilidade.
O mesmo lote incluiu ainda frequências nos estados do Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão e Roraima, na região Norte, uma região pouco rentável.
As regras do leilão obrigam a que a operadora vencedora de frequências em regiões rentáveis ofereça também os serviços de terceira região em locais pouco rentáveis, como forma de garantir a cobertura de todo o território brasileiro.
Na terça-feira, primeiro dia do concurso, a operadora luso-espanhola ganhou licenças para operar serviços de terceira geração em estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste, Norte e em Brasília.
Para completar a sua cobertura nacional de terceira geração, a Vivo precisa ainda de ganhar licenças no interior do Estado de São Paulo, em Minas Gerais e em outros seis estados da região Nordeste.
No total, a operadora luso-espanhola já pagou pelos três lotes de frequências cerca de mil milhões de reais (387,38 milhões de euros).
Segue-se hoje o leilão, que decorre na sede do regulador brasileiro, em Brasília, para os 27 lotes restantes de frequências.
MAN.
Lusa/Fim.