O serviço de correio em formato digital via CTT, lançado há cinco meses, no âmbito do Plano Tecnológico, já tem cerca de 42 mil adesões, quase na sua totalidade particulares.
Em declarações à agência Lusa, Carlos Dias Alves, administrador-delegado da Mailtec, empresa do grupo CTT que desenvolveu e gere o serviço, referiu que cerca de 97 por cento das adesões são de particulares, havendo apenas cerca de 1.200 empresas registadas.
O Via CTT é o serviço que permite receber correio em formato digital, numa caixa electrónica postal, e que pretende ser "uma alternativa ao canal físico", disse Carlos Alves.
O serviço foi lançado a 27 de Junho de 2006, mas a campanha publicitária de divulgação só começou em Outubro, com o objectivo de aumentar o número de adesões de "particulares e pequenas empresas", referiu.
Fonte oficial da empresa explicou à Lusa que, o início do serviço "coincidiu com um período de férias" e, por isso, os CTT optaram por "não fazer campanha publicitária" nessa altura.
Depois de iniciada a campanha, o serviço Via CTT foi alargado a todas as 1.000 estações de correio do país e as adesões passaram de 800 por semana para uma média de 1.200 por dia.
Segundo o administrador da Mailtec, o serviço tem vindo a superar as expectativas "pelo simples facto de terem aderido entidades de natureza diversa" e não apenas particulares e pequenas empresas, a quem o serviço se dirigia no seu arranque.
Entre as entidades que aderiram ao ViaCTT estão a EDP - Energias de Portugal, Portugal Telecom (PT), Vodafone, Epal, Unicre, ACP e os bancos Barclays, Privado Português e Santander Totta, e ainda entidades públicas como a Segurança Social e o Ministério da Educação.
Em fase avançada de adesão estão a TMN, TV Cabo, Optimus, Cabo TV Açoreana, Cabo TV Madeirense, Câmaras Municipais de Praia da Vitória, Ponta Delgada, Funchal e Angra do Heroísmo e Associação Nacional de Municípios.
Até ao momento, nenhuma destas tem conteúdos disponíveis no serviço ViaCTT, pelo que os utilizadores apenas poderão fazer uma pré- selecção destas empresas.
O serviço compreende, também, uma linha de atendimento, que tem respondido a questões sobre "o modo de adesão, segurança, confidencialidade, eventuais custos, capacidade de arquivo e processo de subscrição das entidades".
Fonte oficial dos CTT disse à Lusa que "a garantia de segurança é máxima dada a necessidade da confirmação absoluta da identidade, através do registo presencial".
Uma das vantagens do Via CTT é a capacidade de agrupar várias facturas electrónicas, extractos bancários e outros documentos num único sítio.
Além disto, o serviço não apresenta quaisquer custos de adesão ou de utilização e os destinatários só recebem o correio que desejarem.
Prevê-se que, a partir do final do primeiro semestre de 2007, seja adquirido um módulo para grandes empresas, que irá funcionar da mesma forma que o actual, "embora várias pessoas possam gerir uma mesma caixa de correio", o que para já não é possível, referiu o administrador da Mailtec.
A caixa postal electrónica faz parte do programa para simplificação e combate à burocracia na administração pública (Simplex), e está incluído no Plano Tecnológico, que foi lançado em Novembro último pelo Governo.
A ambição da empresa é "atingir as 100 mil adesões até ao final do ano", comentou Carlos Alves.
A adesão ao serviço pode ser feita através do portal www.viactt.pt ou pelo número 808202029.