Veneza vai reduzir grupos turísticos para minimizar impacto na cidade

por Inês Moreira Santos - RTP
As restrições abrangem o centro da cidade e também as ilhas de Murano, Burano e Torcello Manuel Silvestri - Reuters

É já a partir desta quinta-feira que os grupos de turistas vão passar a ser limitados a 25 pessoas, em Veneza. A medida das autoridades italianas visa reduzir o impacto das multidões na cidade. Também os altifalantes dos guias turísticos vão ser proibidos para proteger os residentes. As multas para quem não respeitar as novas regras podem ser de valores entre os 25 e os 500 euros.

Veneza vai passar a limitar o tamanho dos grupos de turistas a 25 pessoas a partir de quinta-feira, na mais recente tentativa de reduzir o impacto das multidões na cidade.

Entre as medidas das autoridades locais também se destaca a proibição do uso de altifalantes pelos guias turísticos, com vista a “proteger a paz dos moradores” e garantir que os transeuntes se possam movimentar com mais liberdade.

As multas para quem não cumprir estas medidas variam de 25 a 500 euros.Estas novas regras estavam, inicialmente, para ser implementadas em junho, mas só entram em vigor no primeiro dia de agosto.

As restrições abrangem o centro da cidade e também as ilhas de Murano, Burano e Torcello.

Veneza foi a primeira cidade do mundo a ter um sistema de pagamento para visitantes, iniciativa experimental que pretendia dissuadir turistas de visitar a cidade italiana durante as épocas altas.

O projeto-piloto começou em abril e terminou em julho. Decorre agora um período de consulta para as autoridades italianas decidirem como prosseguir com esta medida de futuro.
Tópicos
PUB